Skip to main content
Einstein logo

Hospital Municipal Vila Santa Catarina Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho

Vila Santa Catarina – São Paulo

UNIDADE

Com convênio inédito entre Ministério da Saúde (PROADI), Prefeitura Municipal de São Paulo e Einstein, hospital de alta complexidade atende pacientes SUS em São Paulo

O Hospital Municipal Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho – Vila Santa Catarina (antigo Hospital Santa Marina) é um hospital público, administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, por meio de um convênio inédito na cidade, que utiliza recursos do próprio Einstein – via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI)/Ministério da Saúde e da Prefeitura Municipal de São Paulo. São cerca de R$210 milhões de reais por ano para a operação do hospital.

A unidade disponibiliza vários serviços de diagnóstico, como laboratório clínico e de imagem (endoscopia, ultrassonografia, mamografia, ecocardiografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética), ambulatórios de especialidades clínicas, oncologia e cirurgia, além de internação para pacientes pediátricos e adultos.

Atualmente o hospital possui a acreditação ONA 3, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, que avalia e promove a qualidade e a segurança da assistência no setor da saúde – o único hospital da rede municipal de SP, ao lado do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (M’Boi Mirim), que tem sua gestão estabelecida por meio de parceria entre o Einstein, a Prefeitura de São Paulo e a Organização Social de Saúde CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), com a certificação.

Atividades

As atividades iniciaram em junho de 2015. No dia 12 de outubro do mesmo ano começaram as atividades da Maternidade, que conta com 02 salas no centro obstétrico, 03 salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), bem como um pronto-socorro (PS) obstétrico aberto 24 horas, setores de vacina, enxoval (Rede Cegonha) e triagens (neonatal, orelhinha e coraçãozinho). Realiza, ainda, pré-natal de alto risco para gestantes da rede de referência municipal do Hospital.

A equipe médica da Maternidade é composta por obstetras e neonatologistas; enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem.

As unidades de terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulta estão preparadas para o cuidado de pacientes graves, incluindo bebês prematuros de baixo peso, pacientes dos programas de transplante de rim, fígado, coração e pulmão e pacientes oncológicos. A UTI pediátrica se destaca por ser referência para os Hospitais Municipais para realização de hemodiálise aguda pediátrica para pacientes com insuficiência renal aguda.

Realiza, em suas dependências, todo o acompanhamento ambulatorial de pacientes em fila de espera e transplantados de rim, fígado, coração e pulmão sob seu acompanhamento. Os transplantes renais e de fígado são realizados no próprio hospital.

A partir de janeiro de 2019, iniciou o atendimento de 188 novos casos oncológicos por mês para usuários do Município de São Paulo, através de parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Desde janeiro de 2018 a julho de 2019 foram realizados:

  • 239 exames laboratoriais
  • 395 exames de imagem
  • 631 consultas/atendimentos
  • 429 partos
  • 196 cirurgias (sendo que 198 foram transplantes)
  • 053 internações

LOCALIZAÇÃO

Av. Santa Catarina, 2785 – Vila Santa Catarina – São Paulo – SP